Os Meus Artigos

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Bruxista, eu???


A sonância da palavra leva-nos imediatamente a pensar em encantamentos, feitiços, simpatias… Ou até numa espécie de gang de bairro lá para os lados de Bruxelas, sei lá… Ou ainda uma seita de uma qualquer religião ou política… Mas não, não vos venho falar de práticas mágicas, nem noticiar nenhum atrito entre comunidades raciais ou sociais e muito menos tentar converter-vos a uma outra religião.
Neste post contei-vos que me estavam a nascer os sisos, é verdade, está a nascer-me um único siso, o outro é um molar… Sou uma verdadeira atrasada dental eheheh, depois dos quarenta é que me nascem dentes, tremenda chatice!

Com sinais algo incomodativos e um pouco dolorosos mas próprios de um dentaço a querer ver a luz do dia, tadinho… esteve hibernado tantos anos… a menina Cenourita vai a uma consulta ao seu médico-dentista. Sai de lá sem saber bem o que fazer… dentaço em franco rompimento gengival e nada a denunciar qualquer tipo de desconforto. Uns diazitos a anti-inflamatório e nada de resultados positivos. A bocarra deixa de abrir normalmente até que chega ao ponto de não conseguir trincar uma maçã, mastigar um pedaço de pão e até para saborear uma colher de sopa ou iogurte se estava a tornar complicado. Há que ver o que se passa e lá vai a menina “viajar” até à cidade do Porto, ser consultada por uma excelente profissional da especialidade médica e… sai de lá a abrir a boca e com um prognóstico… vai lá vai…

Problema de Oclusão, já ouviram falar?

Oclusão é o ramo da odontologia que trata as relações de mordida entre as arcada dentária superior com a inferior e suas implicações em estruturas anexas (dentes, gengiva, ossos, músculos, ligamentos, articulação temporomandibular).
Em uma oclusão fisiológica ou orgânica, no final do fechamento mandibular, a ação dos músculos elevadores promove o assentamento dos côndilos nas fossas mandibulares do osso temporal, denominado posição de relação cêntrica (RC), coincidente com o máximo de contatos dentários posteriores bilateral, denominado máxima intercuspidação (MI) ou oclusão dentária. Como resultado a mandíbula assume posição estável denominada oclusão em relação cêntrica (ORC), na dimensão vertical de oclusão (DVO). Em seguida o relaxamento dos músculos elevadores gera a dimensão vertical de repouso (DVR).
(in wikipedia)

Consta que, por vários motivos, e um dos quais o sistema nervoso, muitos de nós têm a possibilidade de sofrer um desgaste ósseo que provoca uma descompensação mandibular que tem que ser corrigida com a acção de uma goteira de relaxamento.

E, o que é uma Goteira de Relaxamento?
(foto internet)
É um aparelho que pretende aliviar a pressão entre as arcadas dentárias. Geralmente é utilizado em pacientes que “apertam” os dentes excessivamente (bruxistas) produzindo desgastes anormais.

Assim sendo... a menina Cenourita, desde a passada terça feira que já está a usar a dita goteira. Na primeira semana, apenas para dormir e depois irá ser também durante o dia e em momentos de maior tensão ou concentração.

E, então não é que sou "bruxista" mesmo, comecei a dar conta que quando estou muito concentrada a fazer alguma coisa, a ler, a escrever... cerro os dentes com toda a força que tenho e, também acontece naqueles momentos de maior tensão ou nervosismo. É uma reacção tão espontânea e involuntária que só depois de dado o alerta, fiquei atenta e, dei conta do que nunca me tinha apercebido... E esta hein???

15 comentários:

ameixa seca disse...

Eu sabia que bruxismo é ranger os dentes, mas bruxista é "windo" :)
Olha, antes ser bruxista que bróxista... acho eu he he

Cláudia Marques disse...

Ai, Cenourita Maria, pró que te havia de dar!

Até estou zonza, com tanta informação dental logo de madrugada!!!

Olha, eu goteiras só conhecia as dos telhados...
mas espero que a tua cumpra a sua tarefa, antes que te transformes nalguma bruxona rangedora de dentes :))

beijinhos

Mommy Do disse...

Bolas !!!!
Eu também sofro disso.
Quando estava no colégio, as colegas tinham medo de se levantarem de noite devido a um barunho alto e estranho...
Imaginem, era eu que rangia os dentes.
Pensava que não havia remedio.
bjos
filomena

Anónimo disse...

bem, e é assim que descubro que se calhar sofro do mesmo mal. :P

anabenfica disse...

Desconhecia tal palavrão...bem que podiam ter arranjado um nome melhor...

Eu também aperto muito os dentitos quando estou concentrada será sou também uma bruxista??? :p

P.S. O Ameixa, és terrivel pá. Isto é uma tasca de familia :p

Chat Gris disse...

Ooops, Cenourita...realmente!
Bom fim de semana!

Mónica Teodoro disse...

Cenourita, além de "bruxista" és uma enciclopédia. E tiveste que vir ao Porto para descobrir tal coisa, realmente o Porto é uma nação.Beijinhos e as melhoras.
Bom fim de semana.

Missy disse...

bem !!! já não morro sem saber o que sou !!!! hihihihi !!!
sou uma bruxista e uso um destes aparelhos !

bjka e bom fds

Missy disse...

bem !!! já não morro sem saber o que sou !!!! hihihihi !!!
sou uma bruxista e uso um destes aparelhos !

bjka e bom fds

Unknown disse...

Cda vez que aqui passo aprendo mais contigo...jinhossssssssss e óptimo fim de semana.

Isabel disse...

Ai, Cenourita, ainda me estou a rir com aquela da atrasada dental!!! Tu e o teu sentido de humor! Olha, não conhecia o instrumento, mas que faças bom uso dele e que bem depressa os teus dentes deixem de ranger.
Bjs

Ricardo Alves disse...

E com esta goteira parece que é ssopinha de masssa.
:P

Helena disse...

Há um mundo de bruxistas por aí,eu inclusive......mas não ranjo só pressiono,se não puser o aparelho acordo com os maxilares dormentes..

Susana Gomes disse...

Aqui se apresenta outra bruxista!
Pelos visto é um pré-requisito para se ter mão para a cozinha... :) :) :)

Tenho fases mais "intensas", e há uns anos cheguei tb a ter essa dificuldade em abrir a boca de que falas mas foi apenas uns dias e passou. :)

Beijinhos. :) :) :)

RUTE disse...

E eu que não sabia nada de bruxismo.

Mas a minha filha tem alturas que range os dentes grrr grrr grrr é aflitivo. Quando o nervosismo aperta. Por acaso... ultimamente já não range. Agora quando está nervosa, morde os dedos! Ó valha-me Deus!

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...