... "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma"
E sempre que digo ou ouço esta frase, recordo-me das aulas de química de há tantos tantos anos atrás, da lei da conservação da massa, do reboliço das experiências, dos ataques de histeria da professora e das fantasias de alguns amiguinhos que encenavam uma espécie de circo para que o laboratório explodisse a qualquer momento e a stora fosse pelos ares!
Nunca aconteceram explosões estranhas nem a professora voou pela janela ou pelo telhado com as ventas farruscas, os cabelos desgrenhados e o fato saia-casaco esfanicado. O meu 8º ano de escolaridade foi o mais louco que possam imaginar... mas não, não imaginam! Ai seu eu pudesse voltar atrás... fazia tudo igual! Ou, sabendo o que sei hoje... com muito mais classe! Eheheheh
Bem, mas voltando à lei de Lavoisier, que se cumpre totalmente aqui na tasca, vamos lá contar o que não se perdeu a partir do que se criou e que posteriormente se transformou.
Do lombo acelerado, que por sinal era muito grande, sobrou cerca de metade. Como não se pode desperdiçar nada e muito menos comida, e como há muito tempo não fazia um valente empadão... aqui vai disto!
EMPADÃO DE CARNE
fatias de carne sobrantes, picadas na 123
1 chouriço de carne cozido, picado na 123
1 cebola grande picada
1 tomate maduro picado
2 dentes alho picados
1 folha de louro
1 ramo de salsa picado
1 fio azeite
Tudo no wook, bem envolvido, em lume brando e durante breves minutos (até a cebola ficar cozinhada).
1 embalagem de puré batata congelado (da marca da casa do xô Belmiro, que é o único que a Titó gosta) e que é muito rápido de confeccionar seguindo as instruções da embalagem.
3 gemas ovo
Puré feito. Uma camada no fundo do pirex, depois uma camada da carne picada e por fim outra camada de puré. Gemas dos ovos batidas e espalhadas por cima. Uns efeitos especiais feitos com um garfo para dar mais graça ao aspecto final e pirex para o forno a 2ooº para alourar.
Uma saladinha de alface e... Já está!
Não m'enfarrusquei, não me desgrenhei e também não me esfaniquei com muita louça suja e fez-se tudo num ápice!
9 comentários:
E sejamos francas, um empaão sabe e uma saladinha sabe sempre tão bem :) é daquelas que nunca enjoa, pelo menos a mim.
Ui ca bom aspecto Cenourita!
Os meus filhos andam-me a pedir isso há tanto tempo... mas aqui a Gatita não lhe tem apetecido. Depois de ver essa foto, tem de ser entretanto. Bjinho
Uma delicia, só isso se pode dizer deste empadão, ficou lindo.
Bjs e bom fim de semana
Detestava as aulas de química, tudo que envolve laboratórios dá-me comichões... só na cozinha é que me sinto bem he he Adoro empadão!
Que aspecto fantástico, bem douradinho como eu gosto, muito bom!
Um beijinho :)
adoro empadão e este esta uma verdadeira tentação.
bjs
Aqui nós chamamos esse tipo de empadão, de "Escondidinho". É uma delícia.... Beijos
eu gosto tanto de empadao.
quando ha sobrasumas das maneiras como as aproveitamose assim num belo empaao
beijinho
Meninas
Um Empadão ou Escondidinho como dizem no Brasil é sempre uma óptima sugestão para aproveitar sobras, sejam elas de carne ou peixe e tanto com puré de batata como com arroz, sabe sempre bem :)))
Beijocas a todas***
Enviar um comentário